|
Há um hino na harpa cristã, o de número 186, cujo refrão diz: Quero andar de
valor em valor E seguir a Jesus, meu Senhor; Té que um dia receba no céu A
coroa, que me dará Deus.
A palavra VALOR agrega uma dimensão, tanto relativa - para alguns; como
absoluta - para todos. É tida ou deve ser tida como objeto de estima ou de
desejo. A palavra, não só está relacionada ao que é palpável; aquilo que
pego, que compro que coloco o precário, como o que é intrínseco; aquilo que
estou construído no meu ser. Ela está relacionada também com aquilo que perde
a validade, isto é, ultrapassado, estragou-se, fora de prazo; não mais poderá
ser usada.
Outra atenuante da palavra VALOR é aquilo que somo; que multiplico; que
agrego ao meu favor. Tanto no que tange a bens materiais, a conhecimento
intelectual e ao conhecimento espiritual. Nisso, vou andando de valor em
valor, caminhando para compreender e para ter.
Este substantivo relativamente tem sido o alicerce de muita gente. De
indoutos e intelectuais; na vida do simples o do sábio; do rico e do pobre!
Com ele, lavamos a alma, alimentamos a família, criamos relacionamentos,
festejamos. Somos “forçados” a caminhar nessa direção porque é o que todos
fazem. O não executar, nos torna fora do “caminho”, da “realidade”, do que é
“certo”. Indo mais longe, não temos “identidade”! No entanto, parece que
desconhecemos que esta direção, está desprovida de verdade, de sinceridade,
de amor verdadeiro - alicerces que nos fundamenta - por cair na
desvalorização. Ultrapassado!
Absolutamente o alicerce do Valor é para todos. É o cerne, a essência, o
âmago. O Valor não é mudado a fim de trazer benefícios em detrimento de
alguém. O valor aqui é comparado à parte intrínseca da madeira. A parte
intacta da madeira queimada, a parte de um tronco submerso que fica fora da
água. É a foto de um indivíduo rijo, duro, invencível. A essência não é
mudada pelo fogo, água e por circunstâncias nenhuma. Ela se mantém através
das gerações. O valor absoluto ele se impõe, não em detrimento de si mesmo,
mas, porque nele, está amalgamada a essência da verdade, da ética, da moral,
do correto, do que é errado. Sim do errado, porque nele, valor absoluto, tudo
é trazido à luz.
Há bem da verdade, os optantes desse caminho o fazem não por imposição,
dedução, despotismo, obrigação, por achar que é o correto, mas, por que
entenderam que está amalgamado nele. É parte dele! Isso não causa dor,
preocupação, desespero, mas, é um caminho na contra mão!
Andar de Valor em Valor é estar desprovido de si mesmo, vivendo na
dependência, mesmo que isso “custe” a morte. Com isso, fazendo a diferença na
sociedade que vivo, para que os Valores do reino e do grande Rei sejam
entendidos e vividos por todos.
Jesus é o VALOR ABSOLUTO!
|
quinta-feira, 8 de maio de 2014
DE VALOR EM VALOR
Posted by Paulo Carvalho on 07:38 with No comments
Assinar:
Postar comentários (Atom)


0 comentários:
Postar um comentário