segunda-feira, 21 de julho de 2014

A Palavra é a verdade

Posted by Paulo Carvalho on 15:27 with No comments
A Palavra é a verdade. Porque a palavra diz o que é.
Quando vira escritura pode haver distorção.
A Palavra diz as coisas como são,
A escritura sobre a palavra tenta interpretar o que foi dito.
Na interpretação pode se mesclar à mentalidade do intérprete, fazendo surgir inverdades.
A mentira é tudo o que diz ser o que não é,
Tanto quanto dizer que é o que não seja.
A palavra vem sempre dizendo o que seja o que for o que é.
A interpretação do que está dito pode gerar distorção,
Por conta de se acrescer ao que foi dito o universo do intérprete.
Pode virar mentira, sem intenção, mas já não traduz fielmente o que a palavra declarava como sendo.
Trazendo essa reflexão para o ambiente da relação de Deus com os homens e as coisas, o problema pode ser maior.
Por quê?
Porque Deus fala e os homens também.
Deus está sempre falando e os homens também.
Os homens têm pressa de interpretar, Deus a paciência de esperar.
Se os homens se mantiverem em silêncio ouvirão mais sobre o que já é.
Mas os homens não se calam!
O que Deus falou e fala é de fácil compreensão porque é simples.
O que foi falado por Deus está dito e não precisa de muito esforço interpretativo.
A nossa vaidade e presunção é que nos remete ao desejo da glória da autoria,
E com isso tentamos imprimir a nossa marca interpretativa ao que foi dito.
Isso é desnecessário e só serve para encher prateleiras de livros e fazer rodar lucrativamente o universo livreiro.
Deus falou, vamos ouví-lo.
Tudo já está dito por quem sabe o que preciso saber,
O resto é presunção da vaidade.
Posso pensar e falar?
Sim, mas a partir da palavra já revelada. Não mais que isso.
Tenho sempre a necessidade de pensar e raciocinar, mas sempre a partir do revelado.
A construção da minha fala e vida deve ser com material já dado, para não construir sobra a areia.
A areia da transitoriedade humana nunca será solo confiável para se construir uma vida,
Porque é contruída sobre fundamento puramente humano e suas construções interpretativas.
Portanto o único fundamento no qual posso alicerçar os pensamentos e a vida é na rocha eterna.
Rocha eterna entendida como Jesus, a pedra que forma o ângulo de qualquer construção de durabilidade eterna.
Jesus é a convergência de todas as coisas e a partir de quem todas existem.
E sendo Ele a Palavra, tem a preeminência sobre todas as falas e definições possíveis.
Porque Dele, Nele e para Ele são todas as coisas desde antes de tudo, até mesmo da fundação do mundo.
Leiamos o que Ele falou e continua falando, a nós cabe o silêncio com descanso.

Por: Adilson Mendes de OLiveira


quarta-feira, 16 de julho de 2014

Hoje é o dia do meu Pastor-amigo, amigo-pastor

Posted by Paulo Carvalho on 14:41 with No comments
“Os teu olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado quando nenhum deles havia ainda.” Sl 139:16

Meu querido,
Como me alegro em Deus, por Ele na sua Soberania, no conselho de sua vontade ter decidido sua existência. Sei que no projeto de Deus ele te escolheu para fazer parte da história de muita gente, a saber: Seus pais, irmãos, tios e tias, primos, pessoas da sua infância e juventude e claro tua esposa e as tuas três filhas. Na soberania de Deus ele decidiu o dia do teu nascimento, escolheu com sabedoria as pessoas onde tua vida, personalidade, caráter e ministério foi construído. Mas agradeço a Deus por te me colocado na tua trajetória para influenciar minha vida e ministério. Tua vida simples me inspira, teu caráter me desafia, tua personalidade me intriga e me ensina. Até mesmo tuas crises e como você lida com elas me faz dizer dentro de mim, obrigado Deus por ter alguém que na dor sabe abençoar-me.
Eu já te disse que para eu respeitar um líder ele precisa ser íntegro e verdadeiro, hoje um pouco mais de perto posso desfrutar dessas qualidades em você.
Hoje você faz aniversário, mas quem ganha o presente sou eu!
Obrigado, Pastor-amigo, amigo-pastor.
Em Cristo,

Paulo Carvalho

quarta-feira, 2 de julho de 2014

A SOBERANIA DE DEUS

Posted by Paulo Carvalho on 17:23 with No comments
Por: Paulo Carvalho
Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.
E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.
Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória.
                  ICrônicas 29: 11- 13

     A soberania de Deus era um assunto conhecido por todos os cristãos antigos. Era a frase expressada comumente na linguagem Cristã antiga. Esta expressão era usada na liturgia cristã, como na pregação e nos cânticos e hinos antigos.
    Era uma verdade que trazia conforto aos corações, dando fibra e resistência ao caráter cristão.
   Nos nossos dias mencionar a expressão “Soberania de Deus”é falar uma linguagem desconhecida. Quase não se ouve este tema de nossos púlpitos e nos cânticos em nossos dias.      É uma pena que que esta doutrina que é chave da história, que é fundamento da doutrina cristã seja tão lamentavelmente desprezada nos nossos dias!
     O que é Soberania de Deus? O que queremos dizer com esta expressão?
    Queremos afirmar a supremacia de Deus, a realeza de Deus, a divindade de Deus,. Dizer que Deus é Soberano é declarar que Deus é Deus. Dizer que Deus é Soberano é declarar que ele é altíssimo, o qual  tudo faz segundo sua vontade no exércitos dos céus e entre os moradores da terra; e não há quem possa deter a sua mão e nem lhe dizer: Que fazes?
   Dizer que Deus é soberano é declarar que ele é onipotente, possuidor de todo o poder nos céus e na terra, de tal maneira que ninguém pode impedir os seus conselhos, nem contrariar os seus propósitos, nem resistir a sua vontade(Sl  115:3).
  Dizer que Deus é soberano é declarar que ele governa as nações, estabelecendo reinos, derrubando impérios e determinando o curso das dinastias , segundo o seu agrado. 
   Dizer que Deus é soberano é declarar que ele é o único soberano Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Tal é o Deus da bíblia. 
    Voltemos ao evangelho!