quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Oração de um cego para a Luz

Posted by Paulo Carvalho on 07:43 with No comments


Deus,

Anseio com agonia insuportável pelo momento, no qual  o Senhor me mostrará que não sou um deus. Me engano a cada dia buscando o que não sei.
Penso ser sempre mais do que devo e mergulho na escuridão de um coração triste. Triste por saber que és um grande Deus que me ama e guarda, mas que não consigo por mim, ser o que preciso.
Deus,

perdi a fala e o meu resmungo é só murmúrio de dor e saudade do que perdi no jardim.
Me tornei um monstro perdido em minha razão, amarradas minhas mãos, sou prisioneiro de mim mesmo. Cada dia vivido tem o nome de angústia.
E o meu deserto cada dia mais vasto e seco.
Tenho inveja da corsa que ainda suspira.
Eu tenho sede de ti,mas tudo em mim respira maldade e perdição.
Meus olhos me traem em vaidade e loucura.
Cega-me como à Sansão para que eu tenha a força de ver a simplicidade da tua graça. 
Faz-me perceber que acima de mim e tudo o mais, existe um trono ocupado.
Ocupado por alguém por quem vale viver e morrer.
Se viver que seja pelo que é, e se morrer, um testemunho pelo que foi.
Mostra-me tua luz, na tua luz verei a luz.


Por: Adilson Mendes de Oliveira

sábado, 13 de outubro de 2012

Mentoria - Texto: João 13

Posted by Paulo Carvalho on 06:42 with No comments



      Hoje, o assunto da moda entre pastores é "mentoria".   
      Acredito plenamente que os pastores e obreiros precisam de cuidado, de mentoriamento.   A questão é: Quem é capaz de ser este mentor? Um assunto tão sério como este não pode ser tratado levianamente! Não pode ser apenas regra denominacional!

     Quais sãos os princípios neste texto para este tema?

1º) Mentoria tem a ver com amor
No texto de João 13, quando fala sobre "lavar os pés"(aplicando para mentoria), tem a ver com isso.  No verso 1 diz: "...tendo amado os seus... amou-os até o fim.  mentoria começa sempre com amor e termina com amor.  Portanto o amor deve ser a marca da verdadeira mentoria espiritual aos pastores e obreiros.  Paulo o apóstolo, pelo Espírito Santos já disse que se não tiver amor nada vale! 
                                                      2º) Mentoria tem a ver com servir.
Esta é outra marca forte na mentoria espiritual.  O mentor não é chefe, não é patrão e muito menos dono de quem recebe mentoriamento. Se tivermos que usar um termo para o mentor, usemos o preferido de Paulo e dos apóstolos: "Pai".
O mentor é servo e deve se considerar menor do que aquele que é mentoriado. O mentor é o servo usado por Deus para lavar os pés na caminhada daqueles a quem presta mentoria. 
        Mas o que me chama atenção, são os versos 6 a 9.  A pergunta de Pedro: “Senhor vais lavar meus pés?" e sua primeira resposta a Jesus: "Nunca me lavarás os pés! Embora, Pedro não compreendesse a proposta de Jesus, manteve respeito ao Seu "mentor", o Senhor Jesus. A ponto de que quando Pedro entende o propósito de Jesus, afirma no seu jeitão- Pedro- de- ser: "...não somente os pés, mas todo o corpo".
       Mas sei que há pretensos mentores, que não amam e que não são servos, e alguns por entenderem que não há amor e nem serviço destes "mentores dirão a eles: “Nunca me lavarás os pés".
     
      Pense nisso!

Por: Pr. Paulo Carvalho