Mensagem pregada em 03/03/2011
I Coríntios 13
Um dos maiores males da sociedade pós-moderna
e principalmente da família, é a falta de comunicação. As pessoas, de modo geral, falam e não se
entendem, elas se expressam por meio de palavras para se fazerem
entendidas, mas não conseguem se comunicar.
Elas apenas falam, mas não são ouvidas, elas escutam, mas não compreendem o que é dito. Por quê?
Estudando estes textos, descobriremos a razão de falar e não ser ouvido e de escutar e nãoe principalmente da família, é a falta de comunicação. As pessoas, de modo geral, falam e não se
entendem, elas se expressam por meio de palavras para se fazerem
entendidas, mas não conseguem se comunicar.
Elas apenas falam, mas não são ouvidas, elas escutam, mas não compreendem o que é dito. Por quê?
compreender o que se é dito.
1. Nós falamos por que Deus falou primeiro.
"No princípio...disse Deus..."1. Nós falamos por que Deus falou primeiro.
Nossas palavras deveriam ser eco das palavras de Deus. Deveríamos falar baseados no
que Deus falou e fala.
2. A linguagem de Deus é a linguagem do coração, a linguagem do Amor – I Co 13
Aprender a falar com o coração é o grande desafio para nós, pois é nesta linguagem que
encontramos uns aos outros.
Encontro o outro » Quando a minha alegria é fazê-lo feliz.encontramos uns aos outros.
Encontro o outro » Quando o meu sonho é ajudar na realização do sonho dele.
É com a linguagem do coração que de fato nos comunicamos uns com os outros.
Comunicação » É falar com relevância ao coração do próximo.
leitura.
Comunicar » É tocar o coração do outro com seu coração.Quando não se fala com o coração
Em Mateus 15.11 Jesus disse:
“O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca; isso é o
Veja o que fala a Bíblia:
Tito 3.9 – “Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.”
Provérbios 21.23 – “O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.”
Tiago 1.26 – “Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.”
O fato é que fomos criados para ter unidade, e a comunicação é a ferramenta que leva à tal unidade, porém a humanidade desde os primórdios encontrou-se em dificuldade para se comunicar. Precisamos enfrentar tal dificuldade!
que contamina o homem.”
Ele queria deixar claro o perigo que pode ser ocasionado pela má comunicação. Toda comunicação deve ser realizada com um propósito adequado.Veja o que fala a Bíblia:
Tito 3.9 – “Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs.”
Provérbios 21.23 – “O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias.”
Tiago 1.26 – “Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã.”
O fato é que fomos criados para ter unidade, e a comunicação é a ferramenta que leva à tal unidade, porém a humanidade desde os primórdios encontrou-se em dificuldade para se comunicar. Precisamos enfrentar tal dificuldade!
"O Espírito Santo é aquele que traduz a linguagem confusa dos
homens para que os homens se entendam."

