Quando se entra aos anais das Igrejas Evangélicas aprendem-se alguns conhecimentos básicos a respeito de missões, principalmente, no contexto do Novo testamento. Inclusive propõem-se três formas simples, porém, contundentes no exercício da obra missionária.
Fazem-se missões orando, contribuindo e indo. Essa é a chave que abre o limiar de um grande despertamento na igreja para a obra missionária. Entretanto, o que precede o envio do missionário ao campo é o chamado.
A obra de Deus é um campo muito vasto, multifacetado e exige uma variedade grande de dons e habilidades. O bom é que o Criador mesmo chama, confirma, capacita e usa. Só é necessário que pessoas se disponham e decidam obedecer ao chamado. Existem pelo menos três tipos de chamados, os quais são: Universal, o qual é extensivo a todas as pessoas indistintamente. Toda a humanidade é convidada para a salvação e ao arrependimento, e por fim, para realizar a obra de Deus. Mateus 28:19-21; Atos 17:30; I Timóteo 2:3-5.
Há também o chamado ministerial. Antes de ser chamado par ser um missionário, a pessoa precisa passar por esse chamado, pois, é através dele que o missionário é capacitado para fazer missões. A primeira é para arrependimento e salvação. A segunda é a convocação do Senhor da seara às pessoas escolhidas, para o exercício da obra de Deus. A primeira chamada é para todos; a segunda é para um grupo seleto. Deus chamou doze tribos para formar a nação de Israel, dentre elas, porém, separou a tribo de Levi para o ministério sacerdotal.
E, por fim, existe o chamado específico. É uma escolha nominal do Senhor, com o objetivo de enviar e escolher pessoas para uma missão ou obra especial. Os doze apóstolos foram chamados nominalmente e escolhidos para uma missão especial e especifica de serem as colunas principais da igreja. Gálatas 2:9; Efésios 2:20 e Apocalipse 21:14. O chamado para missões é igualmente específico e exige um preparo especial em todas as áreas da vida do missionário, caso contrário, o mesmo poderá passar por grandes frustrações no campo e, inclusive, desistir do ministério.
O chamado, em suma, passa por três fases: A primeira delas é o VINDE. Em Mateus 4:18,19, Jesus observando Pedro e André, disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Primeiro Jesus chama a pessoa para aprender com ele. Mateus 11:28,29; João 3:1-10, depois Jesus Cristo chama para ficar com ele. Em Lucas 24:49, ele disse aos seus discípulos: “Ficai na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder”. Esse ficar, fala da preparação que o obreiro precisa ter. Antes de ir, o missionário deve ficar na sua igreja local. Jerusalém significa o lugar de preparação, até que haja revestimento do poder e capacitação para exercer chamado missionário.
Finalmente, Jesus lança um imperativo: IDE. “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” Marcos 16:15. Para ir é preciso estar preparado. Entre o VINDE e o IDE deve haver um bom período de preparação. Os discípulos permaneceram três anos e meio preparando-se aos pés do Mestre dos mestres. Paulo permaneceu um bom tempo se preparando. Gálatas 1:15-18.
Conclui-se, então que se faz missões, indo a Jesus para ser transformado por ele; depois, permanecendo com ele até o revestimento do Espírito Santo, e, consequentemente, dispondo-se a obedecer ao chamado para uma missão específica, para cumprir o propósito de Deus.
Por: Pr. Sebastião Cassimiro Borba


